Jaime Alem recebe convidados no Rio de Janeiro

-

Em entrevista, Maestro fala sobre o novo show

Neste sábado de feriadão prolongado, uma boa dica musical para quem ficou na cidade é conferir o show de Jaime Alem (foto) no Armazém Digital, no Rio Design Leblon. O maestro, que desde 1982 acompanha a cantora Maria Bethânia, não se apresentava em formato solo há dois anos – seu último espetáculo foi “Provérbios de Mar e de Lua”, em parceria com Nair Cândia – desta vez reuniu um time de amigos para saudar, com ele, a (boa) música brasileira, em “Jaime Alem e convidados”.

Por e-mail, Jaime Alem conversou conosco e contou um pouco sobre o que está preparando para a noite de amanhã. Confira:

Qual será a concepção deste novo show?
Tudo muito simples: uma amostragem das coisas que ando fazendo, alguns números instrumentais, composições novas, parte do show com a Nair etc.

E o repertório? composições próprias, de outros compositores ou um pouco dos dois?
Um pouco dos dois, arranjos para canções de autores que eu admiro, Jobim, Edu Lobo, músicos que ajudaram na minha formação; mostrar também alguns desconhecidos como Deo Lopes, que faz uma música tão popular quanto bem humorada.

E os convidados? você pode revelar quais são ou é surpresa?
Sem surpresas, irão meus principais companheiros músicos, que sem eles, com certeza, o Jaime seria metade (Nair Cândia – voz; João Coutinho – piano; Marcus de Oliveira – cello; Rômulo Gomes – baixo; Reginaldo Vargas e Reges Gonçalves – percussão).

Há tanto tempo na estrada da música, tendo estudado com Guerra Peixe, passado pelo circuito universitário, dividido o palco com grandes nomes e sendo maestro de um mito da música brasileira – Maria Bethânia – como você vê o atual cenário da MPB?
É muito complexa a resposta para esta pergunta, mas, generalizando, é uma transição. As coisas boas ainda estão na periferia e a grande indústria, por sua vez, não atina com nada. Salvo a Biscoito Fino, que já podemos considerar grande, nenhuma gravadora está disposta a arriscar. Resta então a música fácil e descartável. Eu, como consumidor de música brasileira, estou num regime de emagrecer que dói. Mas sempre tem o samba, que é um ótimo alimento.

Falando em nomes importantes, há dois dias você estava junto com Bethânia e Luiz Melodia no show beneficente que aconteceu no Vivo Rio, em prol da ONG “A força do bem“, comandada pela atriz Isabel Fillardis. Fale um pouco sobre este encontro inédito, e sobre iniciativas como esta, que proporcionam auxílio a tantas pessoas necessitadas.
Foi bacana. A Bethânia sempre participa destas frentes, shows beneficentes e congêneres. Acho que os artistas tem um papel importante na sociedade e com sua generosidade contribuem para um mundo melhor. Emociona e mobiliza. O Luiz Melodia é um grande artista, por quem a Bethânia (e todos nós) tem um grande carinho. Para mim é uma honra fazer parte desta história.

Pra terminar, deixo o espaço aberto para você mandar uma mensagem aos leitores, falar sobre novos projetos, enfim, o que quiser. É com você.
Neste ano eu tenho a perspectiva de me atirar um pouco mais, mostrar composições novas, fazer um ou dois álbuns e shows. Tenho recebido muito incentivo para isso, inclusive pedem que eu cante mais. Quem sabe?
Para os leitores eu deixo meu beijo e os desejos de muito boa música sempre. Valeu!

SERVIÇO – Show “Jaime Alem e convidados”
Local: Armazém Digital – Rio Design Leblon
17 de novembro de 2007, sábado, às 21 horas
Avenida Ataulfo de Paiva, 270 – subsolo
Ingressos: R$ 20
Mais informações: (21) 2274-5999

One thought on “Jaime Alem recebe convidados no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *