Você já foi à Bahia, nêga? não? a sambista Beth Carvalho foi. E lá, em pleno Teatro Castro Alves, em Salvador, reuniu em duas noites um time imbatível, formado por filhos ilustres da terra de Dorival Caymmi. O resultado deste encontro histórico chega agora ao grande público, através de seu mais novo trabalho: “Beth Carvalho canta o samba da Bahia”, lançamento do selo Andança – criado por Beth – , e distribuído pela EMI, nos formatos DVD e CD.

Gravado em 22 e 23 de agosto de 2006, a madrinha do samba passeia pela sonoridade baiana de todos os tempos, indo desde “Isto é bom”, lundu composto no século XIX por Xisto Bahia (1841-1894), até a jovialidade de “Samba pras moças” e “Verdade”, grandes sucessos de Zeca Pagodinho na última década. Mas o grande homenageado da festa é o sambista baiano, especialmente Dorival Caymmi, a quem Beth Carvalho dedica este lançamento: “É o maior representante de sua terra, pois cantou a Bahia como ninguém” – afirma.

Entre os convidados, Danilo Caymmi representa a sua família musical em “Maracangalha”, composta por seu pai; Daniela Mercury vem de “Chiclete com banana”, logo seguida por Carlinhos Brown, em “Hora da razão”. Riachão, em plena forma aos 84 anos, comparece com as suas “Cada macaco no seu galho” e “Vá morar com o Diabo” (esta última gravada por Cássia Eller em seu último disco lançado em vida, em 2001).

Reverenciando compositores, e sinalizando uma nova geração de (talentosas) cantoras, Beth Carvalho apresenta Mariene de Castro, que traz “Raiz” (J. Velloso / Roberto Mendes), com participação do próprio compositor, Roberto Mendes; em “Siriê” (Edil Pacheco / Paulinho Diniz), é o próprio Edil quem divide os vocais com Beth, que também relembra Gerônimo e Vevé Calazans em “Agradecer e abraçar”. Autor de “Filho da Bahia”, primeiro sucesso de Fafá de Belém, em 1975, Walter Queiroz marca presença junto com a exuberante Margareth Menezes. Esta, por sua vez, vai de Dindinha Lua (Walmir Lima e João Rios). Beth Carvalho também presta sua homenagem aos grandes músicos, recebendo Armandinho em “O ouro e a madeira”.

Nesta festa, os Doces Bárbaros não poderiam ficar de fora: Gilberto Gil faz um delicioso pot-pourri, dividindo o palco com Beth Carvalho – e uma roda de baianas de Santo Amaro da Purificação – em 11 músicas. Em um dos momentos mais bonitos do show, Maria Bethânia e Caetano Veloso recuperam “É de manhã”, primeira composição de Caetano gravada por Bethânia em seu primeiro disco, de 1965. Bethânia também homenageia Caymmi em “Suíte dos pescadores”, e Caetano acompanha Beth Carvalho em “Desde que o samba é samba”. Visivelmente feliz pelo encontro, Dona Canô assiste a tudo da plateia, que aplaude a presença de seus dois talentosos filhos. Para completar o quarteto, só faltou a Gal.

Beth Carvalho também saúda a alegria da Bahia com a irreverente Ivete Sangalo, em “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente. Ivete abre o caminho para Nelson Rufino, compositor de “Verdade”, e para o Olodum, que acompanha Beth em “Samba pras moças” e “Ê Baiana”, sucesso na voz de Clara Nunes.

Fechando com chave de ouro, Beth Carvalho homenageia também um símbolo da religiosidade da Bahia: Mãe Menininha do Gantois, através de “Oração de Mãe Menininha”, também de Dorival Caymmi. E o público agradece.

Entre os números do DVD – dirigido por Lula Buarque de Hollanda, da Conspiração Filmes – são exibidas imagens aéreas de pontos históricos da Bahia, como o Farol da Barra e a ladeira do Pelourinho. Nos extras, além do making-of do show, um verdadeiro presente: o documentário “Quero ver as cadeira bulir”, da diretora Marta Jourdan, falando sobre a origem do samba, da Bahia e do Brasil.

Se quem não gosta de samba bom sujeito não é, este DVD traz um outro bônus: o grande poder transformador. E aí, só conferindo pra constatar. Indispensável.

EM TEMPO: Beth Carvalho faz, neste fim-de-semana, no Canecão Petrobrás, no Rio, o show de lançamento de “Beth Carvalho canta o samba da Bahia”, com participações especiais de Mariene de Castro, Danilo Caymmi, Riachão e Margareth Menezes. Mais informações em www.canecao.com.br.

DVD:
1. Quem Samba Fica
2. O Samba da Minha Terra
3. João Valentão
4. Maracangalha – Part. Especial: Danilo Caymmi
5. Chiclete com Banana – Part. Especial: Daniela Mercury
6. Hora da Razão – Part. Especial: Carlinhos Brown
7. Cada Macaco no Seu Galho (Cho Chua) – Part. Especial: Riachão
8. Vá Morar com o Diabo – Part. Especial: Riachão
9. Mancada – Part. Especial: Gilberto Gil
10. Cheguei Mais Tarde / Eu Não Tenho Onde Morar / Isto é Bom – Part. Especial: Gilberto Gil
11. Marinheiro Só / Sereia / a Flor da Laranjeira – Part. Especial: Gilberto Gil
12. O Guarda Civil – Part. Especial: Gilberto Gil
13. Tava na Beira do Rio – Part. Especial: Gilberto Gil
14. O Galo Cantou – Part. Especial: Gilberto Gil
15. Moinho da Bahia Queimou – Part. Especial: Gilberto Gil
16. Raiz – Part. Especial: Mariene de Castro e Roberto Mendes
17. Ilha de Maré
18. O Ouro e a Madeira – Part. Especial: Armandinho
19. Sirie – Part. Especial: Edil Pacheco
20. Agradecer e Abraçar
21. Dindinha Lua – Part. Especial: Margareth Menezes
22. Filho da Bahia – Part. Especial: Margareth Menezes e Walter Queiroz
23. De Manhã – Part. Especial: Maria Bethânia e Caetano Veloso
24. Suíte dos Pescadores – Part.Especial: Maria Bethânia
25. Desde que o Samba é Samba – Part. Especial: Caetano Veloso
26. Brasil Pandeiro – Part. Especial: Ivete Sangalo
27. Verdade – Part. Especial: Nelson Rufino e Olodum
28. Samba Pras Moças – Part. Especial: Olodum
29. Ê Baiana – Part. Especial: Olodum
30. Oração de Mãe Menininha

CD:
1. Ilha de Maré – Beth Carvalho
2. Raiz – Part. Esp.: Mariene de C. e Roberto Mendes
3. Eu Não Tenho Onde Morar – Part. Esp. Gilberto
4. Tava na Beira do Rio….- Part. Esp.: Gilberto
5. Maracangalha – Part. Esp.: Danilo Caymmi
6. Chiclete com Banana – Part. Esp.: Daniela Mercury
7. Maracangalha – Part. Esp.: Danilo Caymmi
8. Chiclete com Banana – Part. Esp.: Daniela Mercury
9. Cada Macaco no Seu Galho – Part. Esp.: Riachão
10. Hora da Razão – Part. Esp.: Carlinhos Brown
11. O Ouro e a Madeira – Part. Especial: Armandinho
12. Agradecer e Abraçar
13. Mancada – Part. Esp.: Gilberto Gil
14. Dindinha Lua – Part. Esp.: Margareth Menezes
15. De Manhã – Part. Esp.: Maria B. e Caetano Veloso
16. Desde que o Samba… – Part. Esp.: Caetano Veloso
17. Brasil Pandeiro – Part. Esp.: Ivete Sangalo
18. Verdade – Part. Esp.: Nelson Rufino e Olodum
19. Samba Pras Moças – Part. Esp.: Olodum
20. Ê Baiana – Part. Esp.: Olodum

Visite o site oficial de Beth Carvalho: www.bethcarvalho.com.br