Menu Close

Cássia Eller, O Marginal (Philips / Polygram, 1992)


Saudade: uma palavra tão forte quanto sua apunhalada. Às vezes o tempo passa depressa, rápido demais. Anos e anos se vão como pó ao vento. Cássia Eller se foi, mas sua vida está presente em nós, afinal o que de melhor ela fez por aqui, felizmente, podemos continuar ouvindo.

Quem voltar um pouco no tempo e conseguir achar alguns raros discos de Cássia Eller, do começo de sua carreira, vai levar um susto. A maioria das pessoas está acostumada a ouvir a Cássia em seu pós-Malandragem, onde o repertório ficou um pouco mais pop. Mas os primeiros discos da garotinha mostram um lado blues, talvez nunca mais repetido em seus últimos anos. A voz rasgada, janisjopliando nossa língua com seu próprio estilo, vem de sua época em que a noite guardava em seus bares os melhores segredos da música.

Em 1990, Cássia Eller iniciava sua carreira com o disco homônimo, lançando-se através da canção Por Enquanto de Renato Russo, mas foi dois anos depois que, em O Marginal, Cássia ousou-se de vez, trazendo um repertório repleto de novidades.

A música que abre o disco é Caso você queira saber, de Beto Guedes e Márcio Borges, uma canção meio blasé, mas nada clichê, com graves e agudos, berros e melodias suaves. Luiz Melodia e Jimi Hendrix são interpretados em dose dupla, Sensações e Amnésia, do primeiro, If six was nine e Hear my train a coming, do guitarrista-mor. Cássia ainda mostra seu lado compositora em O marginal e Eles, além de Aquele Grandão, de Mario Manda e Leda Pasta, e Comédia, de Tatá Spalla, que como em Rubens – do disco anterior – mostram todo um lado erótico e coerente com as contradições da sociedade.

A contracapa do LP

O marginal ainda conta com a excelente Bobagem, parceria clássica de Rita Lee e Lúcia Turnbull (que também a gravou), Teu Bem de Paulo Barnabé, e com a composição de Itamar Assumpção – sempre acertando no alvo – Sonhei que viajava com você.

É, quando a saudade bater, O marginal é um santo remédio para se viajar nas ondas do pensamento abundante.

Canções:
Caso Você Queira Saber
Sonhei que Viajava com Você
Sensações
Teu Bem
Amnésia
O Marginal
Eles
Aquele Grandão
Bobagem
Comédia (Instrumental)
Hear My Train a Coming
If Six Was Nine

18 Comments

  1. pucca

    mudaram as estaçoes,nada mudoou.
    mais eu sei que alguma coisa aconteceu,ta tudo assim,tão diferente.
    você se lembra cuando a gente,chegou a um dia acreditaar,que tudo era pra sempre sem saber,que o pra sempre sempre acaaaba.
    mais nada vai conseguir mudar o que ficoou!!! cuando penço em algueem só penço em você,e ai então estamos beem.
    mesmo com tantos motivos,pra deixar tudo como estááá,nem desistir nem tenter agora tanto faaz,estamos indo de volta pra caasaa!!…

    mesmo com tantos mutivos pra deixar tdudo como está,nem desistir nem tentar agora tanto faaz! estamo indo de voolta pra caasaaa.

    FIM

  2. LARAH

    A MORTE Ñ EXISTE.
    SE VC PERDEU UM ENTE QUERIDO SEU Ñ SE DESESPERE TENHA A SERTEZA DE Q ELA Ñ MORREU APENAS MUDOU DE ESTADO OU MAIS CEDO OU MAIS TARDE VC IRA ENCONTRAR NOVAMENTE.

    SINTO MUITA A TUA FALTA CÁSSIA ELLER…
    TE AMO MUITO

  3. Grasiela amorim

    nada me emocionaa maiis qui ouvir a voz da Cassiaa .. eo aa amoo mais tanto qui nem sei explicar .. elaa sempre vai estar viva em meo coração .. ii eo nunkaa vou esquece – la . Cassiaa Te amo tanto qui nem seii ♥

  4. Luanna

    Temos isso em comum:amamos Cássia. Nunca houve e nunca haverá como ela. Uma das maiores e digo mais: a maior intérprete dos últimos tempos por aqui…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.