Menu Close

Perfil: Cássia Eller (Cássia Rejane Eller)

10 de dezembro de 1962, Rio de Janeiro, RJ
29 de dezembro de 2001, Rio de Janeiro, RJ

Todos os músicos merecem o céu. Não importa sua referência pessoal, essa frase deveria ser lei, afinal percebemos a aura dos que carregam a música na alma. Quem faz ou interpreta uma canção, tem o poder de controlar a emoção em nossos corações. Mas poucos conseguem transformar esse sentimento “cardial” em amor.

Não foi por acaso que eu me apaixonei por Cássia Eller. Minha curiosidade instantânea foi a de querer ouvir sobre o que tratava a canção Rubens, lançada em seu primeiro disco no ano de 1990, afinal era seu xará. Através da canção eu comecei a prestar mais atenção naquela garotinha. Percebi que Cássia era, além de tudo, linda. Mas sua beleza transparecia a epiderme. Ela me chamava a atenção por seu jeito de cantar. Nunca ninguém cantou como Cássia. Ela botava tudo pra fora, dava pra sentir a canção bater no peito.

Seus primeiros discos não emplacaram. A garotinha não estava nem aí para o sucesso. Experimentava em seus álbuns tudo o que queria, gravando de primeira de Itamar Assumpção a Ataulfo Alves, além de colocar músicas instrumentais e de compositores nada conhecidos que primavam pela canção não comercial. Até hoje as vendagens dos dois primeiros discos de Cássia não somam 65 mil cópias vendidas. Mas não importa. O grande sucesso viria a partir de seu 3º disco, “Cássia Eller”, de 1994, que marcou, até aquele momento, o recorde de vendagens, tudo por causa de uma canção: Malandragem, de Frejat e Cazuza.

A história de Malandragem é interessante: rejeitada por Ângela Rô Rô, a canção ficou engavetada e foi resgatada apenas em 1994, quando Ezequiel Neves, produtor e amigo de Cazuza, vasculhava o baú do compositor em busca de pérolas perdidas. A canção apareceu na hora certa, era a cara de Cássia e traduzia muito de sua vida. “Quem sabe eu ainda sou uma garotinha / Esperando o ônibus da escola sozinha / Cansada com minhas meias três-quartos / Rezando baixo pelos cantos / Por ser uma menina má…”.

Cássia em dois momento: na juventude, e na apresentação do Rock in Rio de 2001
Cássia em dois momento: na juventude, e na apresentação do Rock in Rio de 2001

Daí pra frente Cássia decolou. As rádios não pararam mais de tocar suas músicas e os fãs começaram a surgir de toda parte do país. Cássia Eller tornou-se um grande nome na história da música brasileira. Ao todo gravou oito discos oficiais, sendo que três deles foram gravados ao vivo, fora as dezenas de coletâneas com seu nome e participações especiais em discos alheios, como “Acústico MTV Rita Lee”, interpretando Luz del Fuego, e “Celebração”, de Alcione, cantando Não deixe o Samba Morrer. Em 1999 surgiu a parceria musical com Nando Reis, gravando Com você meu mundo ficaria completo e trazendo um novo grande sucesso para a garotinha, O Segundo Sol.

Dois anos depois Cássia chega ao auge de seu sucesso, lançando um Acústico pela MTV. Com participações de Xis, Nação Zumbi e Nando Reis, relendo os grandes marcos de sua carreira como Por Enquanto, ECT e Malandragem, a cantora ainda interpreta clássicos como a francesa Non, je ne regrette rien e a tropicalista Top Top, dos Mutantes. O Acústico vendeu cerca de 850 mil cópias, rendendo shows por todo o Brasil.

No final de 2001 a música brasileira perdeu uma filha. A tímida mas voraz menina, deixou um grande marco nesse país doido. E nós herdamos uma lição de vida que estava atrás da luz dos olhos de Cássia Eller.

DISCOGRAFIA

“Cássia Eller” (Polygram, 1990)
“O marginal” (Polygram, 1992)
“Cássia Eller” (Polygram, 1994)
“Ao vivo” (Som Livre, 1996, e Polygram, 1999)
“Veneno antimonotonia” (Polygram, 1997)
“Veneno vivo” (Polygram, 1998)
“Com você… meu mundo ficaria completo” (Universal, 1999)
“Acústico MTV” (Universal, 2001)
“10 de dezembro” (Universal, 2002 – disco póstumo, com sobras de estúdio)
“Ao vivo no Rock In Rio” (MZA, 2006 – registro da apresentação de Cássia Eller na terceira edição do Rock in Rio, em Janeiro de 2001).

18 Comments

  1. Marcela costa dos santos

    Eu amo a Cassia Eller !!! Eu nao agredito que uma pessoa tao criativa e cheia de vida pode morrer cedo.
    Gosto dela desdo ano passado e procuro colecionar seus cds.

  2. ana lu ribeiro

    A Cássia Eller é o tipo de artista que o Brasil sempre precisou:uma pessoa preocupada em transmitir sua mensagem para todos,humildemente,sem a fama subir à sua cabeça…
    Uma doce voz que nunca irá se calar!!!

  3. Danilo Tussini Fernandes

    Cássia Eller. Um voz que o Brasil não pode esqueçer…

    Cássia Eller… Com vc meu mundo ficaria comppleto!!!

    Uma garnde cantora que já se foi para o lado de Deus… Mas sua obra ficará por toda a vida…

  4. priscylla

    Por mais que eu tente descrever com palavras o quanto essi mito da musica foi importante para todo nunca poderei ser completa, pois ela cassia eller simplismente TUDO
    TE AMO CASSIA ELLER! QUE DEUS ESTEJA COM VC…

  5. André Luiz Fernandes Machado

    A garotinha do banquinho, violão e vozeirão. E um coração que transborda em cada interpretação. Eu senti muito ter "descoberto" Cássia Eller às vésperas de sua morte. Tô ligado no CSS -Cansei de Ser Sexy que está estourando no norte. Mas eles são um grupo. Cassia é única. Deve estar tocando um heavy-samba com o Senhor, junto com Cazuza,Jimmy,Janis e o Maluco Beleza…

  6. Tininha

    Eu continuo sendo uma fã ardorosa da eller, teve uma coragem que ninguem tem. Ela era diferente de todas as Cássias. Gostaria de conhecer a fórmula como ela foi feita para que fosse destruida, não é possivel que nesse mundo vai existir alguém como ela. eller vc foi uma maluca beleza!!!

  7. claudia

    nunca vou esquecer de um show que cássia eller fez aqui em fortaleza na barraca biruta,foi tudo,INESQUECIVEL,hoje não temos mais ela, mais no meu coração sempre terá o seu cantinho guardado.

  8. Larah

    Cássia Eller..Com você o nosso mundo era mais completo!:D

    Concordo com vocês a Cássia não morreu de overdose os laudos provam!E sim por ERRO MEDICO..Quem leu o livro "Apenas uma garotinha" vai fica sabendo melhor sobre a morte dela..(*)_(*)

    Eterna garoinha (Cássia Eller)..Nos te amamos s2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.