Menu Close

Precisamos de irmãos: The Best Thing in Life are Always Free!

A música, muito além de melodias, timbres, e harmonias, sempre teve a preocupação de passar alguma mensagem, de traduzir sentimentos. O amor, a morte, a alegria e o desespero já foram cantados pelos mais diversos artistas, dentro dos mais variados ritmos. A amizade, tem seu lugar garantido, à cima de todos os outros sentimentos, porquê é sublime em sua essência.

Esta outra face do amor entre duas pessoas, ganhou na voz de Milton Nascimento, Freddie Mercury e Roberto Carlos, canções inesquecíveis, presentes no inconsciente coletivo, como respectivamente Canção da América, You’re My Best Friend e Amigo. No dia em que comemoramos o dia do amigo, 20 de julho, ao pensarmos em música e em amigos, facilmente lembramos de alguns versos: “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”, “oooh, you make me live you, you’re my best friend” ou “você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas” .

E não é só nas letras de música que a amizade aparece, mas também nas grandes parcerias musicais. A dupla de amigos, dentro e fora da música, Roberto e Erasmo Carlos, compõem sucessos há pelo menos 40 anos. Já travessaram os mais diversos momentos desde a Jovem Guarda até os dias de hoje. Bernie Taupin e Elton John, amigos inseparáveis, são responsáveis pelos grandes hits Crocodile Rock, Rocket Man e Daniel.

Em 1991, lançaram a coletânea intitulada Two Rooms: Celebrating The Songs Of Elton John & Bernie Taupin, contendo 16 grandes sucessos, com a interpretação de nomes como The Who, Eric Clapton, Sting e Tina Turner. O nome “Two Rooms”, representa o fato de Elton e Taupin comporem suas canções de uma maneira inusitada, cada um em sua casa, por telefone. Hoje em dia, provavelmente por e-mail.

Não poderíamos deixar de citar também os grandes responsáveis pelo que chamamos de música popular internacional: Lennon e McCartney. A amizade que teve início no começo da década de 60 e que culminou no sucesso estratosférico dos Beatles, terminou em 1970, quando o grupo se desentendeu devido às sofríveis influências de Yoko Ono, mulher de John.

As mulheres muitas vezes são responsáveis por pontuar o fim de uma amizade, mas não no caso de George Harrison e Eric Clapton. O caso extraconjugal entre Clapton e a esposa de Harrison, Patty Boyd, começou às escondidas, foi revelado, e um incrível triângulo amoroso foi mantido durante anos, originando a canção Layla, um dos grandes sucessos de Eric Clapton e ainda Have you ever loved a Woman, onde ele canta “Have you ever loved a Woman so much you drown in pain, ‘cus everytime you know she belongs to your very best friend” (Você já se apaixonou por uma mulher que sofre, pois tudo que você sabe é que ela é a mulher do seu melhor amigo?)

E quem disse que entre marido e mulher não pode haver uma grande amizade? Rita Lee e Roberto de Carvalho, desde que se conheceram em 1976, tendo Ney Matogrosso como cupido, estão há 29 anos fazendo música. O disco mais famoso da rainha do rock, “Rita Lee” de 1980, é recheado simplesmente com a nata da melhor safra do casal. Nele, encontramos os super hits Baila Comigo, Caso Sério e o hino Lança Perfume.

Caetano e Gil implantaram o Tropicalismo juntos, enfrentaram a censura, foram presos, exilados, voltaram, trabalharam juntos, e estão unidos até hoje. Lá se vão 43 anos. O segredo da amizade? Fórmula? O sentimento que mais vem se deteriorando com o tempo, requer muita confiança e proteção.

“Posso contar comigo numa solidão,
mas ter algum alguém do lado é melhor pro coração”.

(Lee Marcucci – Luis Carlini – Paulo Coelho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.