Lançamentos

Um pecadinho permitido: Marcia Castro surpreende com seu primeiro CD


A Bahia é uma fonte inesgotável de compositores e cantores talentosos. E cantoras também. E deste time, eis que surge a talentosa Marcia Castro, que após 13 anos de carreira, acompanhando nomes como Mercedes Sosa, estreia em disco com Pecadinho (foto).

Lançado pela Eldorado, as 13 faixas propõem um passeio pela baianidade, através de batuques, sambas, frevos. Mas a sonoridade é pop, é do mundo, e atravessa as fronteiras do Pelô com fortes influências do jazz e da música eletrônica. Logo na abertura, Marcia entra com o pé na porta da MPB trazendo um frevo de Tom Zé que, em parceria com Tuzê de Abreu, presenteou a cantora com a faixa que dá nome ao disco: Frevo (Pecadinho).

Comprovando a mistura de nomes e estilos, Zeca Baleiro enviou Nega Neguinha, Zélia Duncan emprestou sua poderosa voz para um dueto em Barulho – um samba diferente, escrito por Roque Ferreira – interpretado quase como um diálogo. Indo direto à Sampa, encontramos Kléber Albuquerque e a sua caixinha de surpresas em Futebol para principiantes, e o maldito Itamar Assumpção com Tua boca.

Dotada de uma voz privilegiada, que mistura em doses equilibradas força e modernidade, Marcia Castro usa e abusa de seu instrumento vocal para brincar com os versos das canções, como em Barraqueira, de Manuela Rodrigues, Cá tu, cá eu, de Jarbas Bittencourt, André Simões e Karina de Faria, e Medo, de J. Velloso: “Medo de dançar / medo de parar / medo de correr / medo (…) Medo do medo, esse é o pior”.

O elogiado álbum – premiado com o Braskem de Cultura e Arte 2006, que condecora os maiores nomes da música baiana independente – traz ainda Queda, tema de Luciano Bahia que fez parte da trilha da novela Ciranda de Pedra, da Rede Globo, além da doce Clareza, de Arnaldo Almeida, Jorge Mautner com a pseudo-épica Rainha do Egito, e como faixa-bônus o clip de Frevo. Pecado é não desfrutar deste presente musical. Uma verdadeira delícia de se ouvir.

Confira abaixo um trecho de Frevo (Pecadinho), com imagens da cantora durante a produção do CD:

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Mariana Rios diz:

    Ai que delicia esse som !!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *