Perfil

Aniversariante do dia: Nelson Motta

Nelson Motta - Foto: Fábio Vizzoni - Site Música & Letra
Nelson Motta – Foto: Fábio Vizzoni – Site Música & Letra

Hoje quem comemora mais um aniversário é o paulistano Nelson Candido Motta Filho. Nascido em 29 de outubro de 1944, Nelson Motta veio para o Rio de Janeiro aos seis anos de idade, e na cidade maravilhosa consagrou-se como jornalista, escritor, apresentador, produtor musical e autor de grandes sucessos, como “O cantador” (com Dori Caymmi), “Como uma onda” (com Lulu Santos) e “Perigosa” (com Rita Lee e Roberto de Carvalho), entre outras dezenas de composições interpretadas por Elizeth Cardoso, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Sandra de Sá, Milton Nascimento, Elba Ramalho…

Parte da história recente da música popular brasileira passa por Nelson Motta. Da bossa nova ao rock brasileiro, de Elis Regina à Marisa Monte, dos Festivais da canção ao Rock In Rio, todos possuem a sua marca.

Na TV, marcou época como apresentador do jornal Hoje, da Rede Globo. Nos anos 1990, dividiu a bancada do “Manhattan Connection”, do GNT, com o irreverente Paulo Francis. Em 1976, foi o precursor das discotecas no Brasil, com seu “Frenetic Dancin’ Days”. Na literatura, lançou os indispensáveis “Noites tropicais” – uma autobiografia musical, contada por ele mesmo, e a biografia “Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia.

Atualmente, Nelson Motta apresenta o programa de rádio “Sintonia Fina”, percorre o Brasil apresentando deliciosas palestras sobre a música brasileira e, em novembro, estará de volta à TV, com uma coluna semanal no Jornal da Globo. Parabéns!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *