Discobertas traz de volta o primeiro álbum de Leila Pinheiro

Dois anos antes de se tornar nacionalmente conhecida com a canção Verde, defendida no Festival dos Festivais, Leila Pinheiro lançou um LP independente que, até então, era um raro artigo de colecionadores e fãs.

Era: o selo Discobertas, do produtor Marcelo Fróes, acaba de reeditar o álbum em formato CD, em parceria com a Tacacá Music, selo criado por Leila Pinheiro.

No repertório do disco – gravado nos estúdios da Som Livre, no Rio de Janeiro – estão canções de Caetano Veloso, Tom Jobim (que participa do álbum, com seu piano em Espelho das águas), Ivan Lins e Vitor Martins, Martinho da Vila, João Donato, Tunai e Sueli Costa, entre outros nomes.

O CD (foto) traz, no encarte, um texto da própria Leila Pinheiro, que relembra sobre a preparação do LP e comenta a reedição:

Há 27 anos, em 1983, lancei em vinil, de forma independente, este meu primeiro disco, chamado Leila Pinheiro. Comecei a gravá-lo em 1982.

Meu pai, Altino, dono de gráfica, imprimiu em Belém, a capa. São inesquecíveis as visitas pessoais que fiz às lojas de disco (havia muitas) para oferecer “em consignação”, este primeiro LP (long-play). Anotava num bloquinho que tinha impressa a capa do LP, quantos discos deixava em cada loja e, depois de alguns dias, voltava, ansiosa, pra saber se algum disco havia sido vendido.

Seis canções no lado A e seis no lado B do disco – sem falsa modéstia – doze pérolas. Revendo minhas escolhas, sinto que tracei com bastante clareza, já desde ali, o caminho que percorro há 30 anos.

Estou muito feliz com o relançamento deste primeiro disco, agora finalmente em CD, inaugurando a parceria do meu selo Tacacá Music com o selo Discobertas.

Agradeço a todos que fazem parte deste momento e reafirmo aqui, a importância dos trabalhos independentes.

Um beijo com carinho
Leila Pinheiro.

Confira abaixo a relação de faixas de Leila Pinheiro:

TUDO EM CIMA (Tunai & Sérgio Natureza)
BONS AMIGOS (Toninho Horta & Ronaldo Bastos)
VAI FICAR NO AR (Gilson Peranzzeta, Ana Terra & João Cortez)
CORAÇÃO VAGABUNDO (Caetano Veloso)
FALANDO DE AMOR (Tom Jobim)
A PORTA (Dori Caymmi & Paulo César Pinheiro)
LUA DE CETIM (Francis Hime & Olivia Hime)
ESPELHO DAS ÁGUAS (Tom Jobim)
MÃOS DE AFETO (Ivan Lins & Vitor Martins)
PASSARINHA (João Donato & Martinho da Vila)
CÃO SEM DONO (Sueli Costa & Paulo César Pinheiro)
NOSSA RUA (Alberto Arantes & Paulinho Tapajós)