DVD reúne imagens de Milton Nascimento e Wagner Tiso em 1980

O encontro dos jovens Milton Nascimento e Wagner Tiso é o destaque de mais uma edição da série Live @ RTSI, da Coqueiro Verde. O DVD, gravado a partir do especial “Musicalmente”, produzido para o canal de TV RTSI, na Suíça, em 1980, apresenta os dois músicos interpretando canções que, ao longo do tempo, se tornaram clássicos da música popular brasileira.

Em 4 de fevereiro de 1981, data da exibição, o formato acústico – uma tendência que ganharia força na década seguinte – ainda era raro, fosse no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. E é justamente neste clima íntimo e minimalista que a apresentação adquire ares de concerto. Assistidos por uma pequena e atenta plateia, Milton, afinadíssimo, abre o espetáculo com Nada será como antes. Em seguida, anuncia o seu primeiro sucesso: Travessia, de 1967.

Nos trinta minutos seguintes, uma reunião de canções deliciosas: San Vicente, Para Lennon e McCartney, Circo marimbondo, Cravo e canela, Canção do sal – que Milton Nascimento relembra ter sido a sua primeira composição gravada por Elis Regina, em 1966. Wagner Tiso, em momento instrumental, mostra a sua composição Choro de Mãe. Na introdução de Maria, Maria, Milton afina o violão e brinca com a plateia: “o violão não está acostumado com o frio daqui”.


Fechando o show, a dupla recria Dos Cruces, composição de Carmelo Larrea que Milton Nascimento gravara no histórico LP Clube da Esquina. Segundo Milton, “a canção não foi feita no Brasil, mas lembra todas as coisas, principalmente Minas Gerais”, a terra onde ele e Wagner Tiso cresceram e tornaram-se amigos, aos 13 anos de idade. Como bônus, o DVD resgata uma entrevista de Milton Nascimento ao canal RTSI, onde fala sobre sua carreira e revela que, na época, preferia shows com grandes plateias a espaços menores.

Enquanto os canais de TV brasileira – como a Globo e a Band, que produziram na mesma época deste “Musicalmente” belos especiais de música – insistem em guardar em seus arquivos outros grandes momentos da MPB, lançamentos como este devem ser comemorados e prestigiados, ainda mais com som e imagem remasterizados. Indispensável.

Confira a relação de faixas do DVD:

1. Nada Será Como Antes
2. Travessia
3. Outubro
4. Para Lennon e McCartney
5. Pai Grande
6. Circo Marimbondo
7. San Vicente
8. Maria, Maria
9. Cravo e Canela
10. Fazenda
11. Choro de Mãe
12. Canção do Sal
13. Dos Cruces