Lançamentos

Linda e eterna juventude

Em seu primeiro DVD, 14 Bis revive novos e antigos sucessos, com convidados especiais

Em sentido horário: Cláudio, Magrão, Hely e Vermelho
Em sentido horário: Cláudio, Magrão, Hely e Vermelho

Celebrando 28 anos de carreira – e as mais de três décadas de amizade – os mineiros do 14 Bis lançam seu primeiro DVD. Em 14 Bis ao vivo, que chega às lojas pela Sony Music, Cláudio Venturini (guitarra e vocal), Vermelho (teclado e vocal), Sérgio Magrão (baixo e vocal) e Hely Rodrigues (bateria e percussão) reconstroem boa parte dos sucessos que acumularam desde 1979, ano de lançamento de seu primeiro LP, até o CD Outros planos, de 2004.

O show é o registro da apresentação realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 23 de dezembro do ano passado, e conta com as participações especiais dos conterrâneos Beto Guedes (em Caçador de mim) e Marcus Vianna (que abre o show em 14 Bis Instrumental I e II, e volta ao palco em Mesmo de brincadeira). Além deles, o 14 Bis recebe, em encontros realizados em estúdio, o Jota Quest Rogério Flausino (em Planeta sonho) e Flávio Venturini, ex-integrante do 14 Bis, que divide os vocais com Flausino e também está presente em Uma velha canção Rock ‘n’ Roll, em imagens que se fundem com o show gravado ao vivo.

Além da sonoridade típica do grupo – alternando rock progressivo com fortes influências do Clube da Esquina e dos Beatles – um dos fatores que mais surpreende a quem assiste o DVD é constatar que boa parte da plateia do Palácio das Artes é formada por um público jovem, que certamente bebeu na fonte de seus pais para descobrir o grupo que, apesar de afastado da grande mídia, permanece fazendo muitos shows pelo Brasil e no exterior (cerca de 90 por ano, número que os músicos revelam nos extras deste ao vivo, que também é comercializado em formato CD).

O projeto, que levou dois anos para ser viabilizado, revela também um clima de comoção entre os integrantes do 14 Bis, que batalharam muito para que sonho se tornasse realidade. E, entre uma faixa e outra, surgem comentários muito interessantes, como o que antecede a interpretação de Mais uma vez, parceria de Flávio Venturini com o saudoso Renato Russo (1960-1996). Neste momento do show, Cláudio revela como surgiu a letra, escrita por Renato a partir de um tema musical de Flávio Venturini que ele havia ouvido nos corredores da antiga gravadora dos dois grupos: o 14 Bis e a Legião Urbana.

Dirigido por Sérgio Bittencourt, com produção de Marcelo Sussekind e co-produção de Cláudio Venturini, o DVD 14 Bis ao vivo ainda guarda outras pérolas, escondidas nos extras: além da galeria de fotos, estão depoimentos dos integrantes, dos convidados e parceiros, como o compositor Márcio Borges e o músico Sérgio Vasconcelos.

Entre as histórias, um ponto em comum: a amizade. Beto Guedes diz: “ – Na verdade eu fui um integrante do 14”. Marcus Viana afirma ser mineiro, bairrista e que “gosta de ver mineiro no pódium, recebendo prêmio, e que o 14 Bis sempre representou a musicalidade mineira pelos quatro cantos do Brasil” – conta. Já Flausino – expoente de uma nova geração de músicos de Minas surgida nos anos 90 – sintetiza toda a importância do grupo: “ – O 14 Bis talvez seja a mais antiga e a mais querida banda de rock mineira. E em atividade”.

Mas, entre todas, é a declaração de Cláudio Venturini que resume tudo o que este registro representa, em um recado direto aos fãs: “A gente procurou fazer o trabalho mais bonito possível para vocês. Quando vocês estiverem escutando, lembrem da gente, espero que vocês gostem”. Confira.

Você também pode gostar...

10 comentários

  1. Parabens turma do 14 Bis,voces tem um som de tirar o chapéu,um pegada boa,quem escuta e assiste ao vivo tenho certeza que gosta,eu gosto Marinho da Turma da Pompéia

  2. Pepe Chaves diz:

    Ótima matéria, sintetiza bem o trabalho do 14 Bis, aprabéns ao autor e ao 14, por este grandioso trabalho.

    Abracós!

    Pepe

  3. ze prado diz:

    O 14 Bis é um dos grupos mais autênticos de nosso pop. Fiel ao seus principios sonoros, eles mantem ainda a chama das grandes bandas. Não tocam nas radios de sucesso, não estão nas paradas, não zoam e nem porisso deixam de ter um imenso séquito de fãs.Seus admiradores são fiéis,e estão alegres com o lançamento deste dvd

  4. 14 Bis é o maior expoente da musica mineira.. nao esqueco de Skank, Jota Quest, Pato Fu, Calix mas tais bandas amadureceram e criaram uma musica de timbre internacional… 14 Bis tem o som das nossas montanhas !! EXCEPCIONAL

  5. Adriano Filho diz:

    fantástico….excepcional………..sei que não sou o 1º a dizer isso…mas:
    "vcs marcaram história na música brasileira" Tenho certeza de que minha geração é muito grata a vcs! de coração escrevo com alegria e sinceridade. abraços e que Deus abençôe a todos. obrigado 14 bis!

  6. Maximiliano Vale de Resende Lara diz:

    O som do 14 Bis é único. Eu mesmo não tive a oportunidade de curtí-los no auge da carreira. Quando era adolescente, na década de 90, eles já não estavam em alta na mídia. Descobri o som do 14 através de amigaos mais velhos. Desde então me tornei fã e tenho os cd’s da banda (os 14 lançados até 2007. Estive presente na gravação do DVD e foi sensacional. Muito sucesso pro 14 BIs. Precisamos de música de qualidade no Brasil. Max

  7. Ricardo Filgueiras diz:

    Ah falar de 14 bis é saber que ainda somos os mesmos e que o que parece tão distante esta aqui ao nosso alcance, sou fâ desde o 1º LP e tenho um sentimento especial por esta banda que amadureceu junto comigo e sem perder a sensibilidade e a harmonia perfeita, parabéns e ainda queremos ouvir muito de vcs!!!

  8. Jayne de Souza diz:

    Nuh…Show perfeito aqui em capelinha ontem…Inesquecivel…
    Parabens…
    amo vcs..

  9. Clarissa Monteiro & Maristela Monteiro diz:

    Trabalho antológico desses músicos de corpo e alma, únicos! Uma verdadeira celebração da vida. Com sabor de "Queremos Mais"! Nosso agradecimento e admiração pela força, brilho, talento, simplicidade e perseverança de vocês, amigos que vamos guardar para sempre em nossos corações.
    Muitos abraços
    Até Breve

  10. Essa super banda nos faz voltar a tempos bons que jamais retornaram,parabéns,as melodias são belissímas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *