Perfil

Perfil: Roberto de Carvalho

Roberto de Carvalho e Rita Lee, em 2007 - Foto: Fábio Vizzoni - Site Música & Letra
Roberto de Carvalho e Rita Lee, em 2007 – Foto: Fábio Vizzoni – Site Música & Letra

Nascido no Rio de Janeiro em 16 de novembro de 1953, Roberto de Carvalho começou a tocar piano aos três anos de idade, seguindo os passos de sua mãe, Elyete, que era pianista clássica, e também de sua bisavó. Ainda criança, fez sua primeira apresentação na TV, no programa “Grande Gincana Kibon”.

Na adolescência, fez parte do “E Trio”, grupo formado por alunos do Colégio São Vicente de Paulo.
Nos anos 70, chegou a cursar as faculdades de Direito, na PUC, e Comunicação, na Universidade Gama Filho, mas a música falou mais alto: Roberto trocou tudo pelo Conservatório de música. Em seguida, tocou nos discos de Jorge Mautner e João Ricardo. Mas foi tocando na banda de Ney Matogrosso que a vida de Roberto de Carvalho mudaria para sempre: a partir do arranjo que escreveu para Bandido Corazón, a autora da canção, Rita Lee, quis conhecer quem era o rapaz que fazia o solo de guitarra na versão de Ney.

A partir daí, Rita e Roberto iniciaram uma parceria de vida: na música, compuseram grandes sucessos, como Mania de você, Doce vampiro, Lança perfume, Baila comigo, Amor objeto (gravada por Ney Matogrosso em 1981) e Coisas de casal, sucesso do grupo Rádio Táxi em 1982, entre outras centenas de canções, escritas com Rita Lee, sozinho ou com outros parceiros – como Caetano Veloso e Arnaldo Antunes. Fora dos palcos, constituíram uma família completa, com três filhos (Beto, João e Antônio) e uma neta (Izabella, nascida em 2005).

Roberto de Carvalho também produziu outros artistas, como Kid Vinil e As Frenéticas, e participou da direção musical dos espetáculos de teatro “Alice, que Delícia”, de Antônio Bivar, e “Rebeldades”. Lançou pela Warner um álbum solo em 1992 (foto), com 11 faixas, hoje um raro item de colecionador.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Eeeeeeeeeeeee
    Esse cara é muiiiiiito amado! Desejo pra ele o incomensuravel. Querido da minha vida. Parabens!!!

  2. Que lindo texto !
    Como sempre vc é o MASTER!
    E o Roberto is the BEST!!!!!!!!!!!!

  3. Admiro o Roberto pela sua competência musical e discrição pessoal. Saúde sempre!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *