Menu Close

A magia de uma geração

O Teatro Mágico mostra como sobreviver com criatividade e poesia no mundo da arte

Teatro lotado. Adolescentes, crianças, idosos. Humanos de 8 a 80 anos. Aqueles que vão pela primeira vez, se espantam com a alegria do ambiente. Camisetas personalizadas, narizes de palhaço e objetos iluminados destacam-se entre os jovens presentes. “Entrada para raros”, diz o ingresso.

Os olhos se arregalam quando a cortina se abre. Talvez não se trate apenas de um teatro, nem de um espetáculo de magia. Bateria, percussão, guitarra, baixo e até uma pick-up de DJ estão expostos no palco. A alma cheira a talco! O suposto coadjuvante, ovacionado pela garotada, entra vestido de clown. O cenário circense tem a cara de um quarto infantil, colorido e lúdico. Brinquedos espalhados por todos os cantos, cortinas de retalhos e barra de trapezista ilustram o picadeiro. “Sem horas e sem dores, respeitável público pagão”, o espetáculo vai começar.

Músicas autorais de início ao fim, uma parada para brincadeiras, outra para poesia falada. Bonecos humanos divertem a plateia com suas performances durante as canções em que o palhaço, ao centro do palco, entoa entusiasmado. Forró, rap, rock, batidas e ritmos brasileiros, nordestinos. Misturas de todos os gêneros e gostos. A iluminação deixa tudo ainda mais vivo. Ana e o mar, Camarada d’agua, Zaluzejo. Você conhece? não. Mas vai gostar. Nada comercial, “qualééé???”. Nada previsível, esperado, básico. Tudo dinâmico, com mensagens vitais para se levar embora. Os olhos dos que assistem, ilumina o espaço. O espetáculo une palco e poltronas, artistas e público, corpo e alma, tudo em uma coisa só.

O Teatro Mágico não é apenas uma banda comum, daquelas que se vê aos montes por aí. Eles misturam poesia, dança, teatro, literatura e muita criatividade, transformando sua arte em algo palpável aos ouvidos, olhos e sentidos diversos, em uma sinestesia que descobrimos dentro de nós a cada segundo de apresentação. A trupe, composta por músicos, dançarinos, atores, malabaristas, acrobatas, foi reunida em saraus e eventos culturais, onde a verdadeira arte é encontrada.

Idealizado por Fernando Anitelli (vocalista, violonista e apresentador do espetáculo), O Teatro Mágico está há mais de dois anos encantando plateias de todas as tribos e gerações pelo Brasil. A trupe está freqüentemente com a agenda cheia de apresentações na capital paulista, interior e litoral. Mídia? quem precisa?

Ao fim do espetáculo o público corre, para não perder a chance de adquirir um exemplar dos CDs, DVDs e camisetas vendidos na saída. Uma verdadeira aula de independência, afinal, “ser alternativo é a única alternativa”.

Onde encontrar o Teatro Mágico:
www.oteatromagico.mus.br

5 Comments

  1. Samantha

    Adorei a reportagem, muito bem escrita, descreve perfeitamente tudo o que representa o TM, um lindo espetáculo que tem de tudo um pouco…

  2. Karina

    Adorei essa reportagem…. Mto condizente com a realidade…. mas…. definir o Tm é realmente impossível…. TM ultrapassa os limites de tudo…. não se ve TM…. se sente. bjus raros a todos.

  3. Dani Teixeira

    Nossa sem comentários até me arrepiei com o texto, TM é tudo isso mesmo, parte de tudo, parte de nossas vidas, nosso mundo. Inexplicável, mágico e tudo de bom. Amooo TM, quero isso todo dia.Nós amantes de Teatro Mágico somos raros, e a gente se merece.

  4. Mirela

    Esse tal de Rubinho aí, ele escreve bem mesmo. Parabéns!!! Conseguiu me emocionar, não tanto quanto o Teatro Mágico, porque não há espetáculo que se iguale, pobres de alma os que ainda não fizeram parte dele, de alma e de cultura. É tão triste quando as cortinas do Teatro Mágico se fecham e nossas vidas voltam a normalidade. Mas me faz muito feliz saber que verei eles pela terceira vez esse ano, em 26 de agosto. Rubinho, você roubou toda a minha idéia, tudo que eu queria ter escrito sobre eles um dia. Espero que leiam isso e te elogiem também amigo, mais do que merecido.

  5. Tatiana

    Muito boa a reportagem. Pra mim, uma das melhores do TM q eu já li =] PARABÉNS !!! Amo O Teatro Magico, isso eh mais q notável… Vamos levar o sorriso e a magia dessa galera para todos os lugares!! =]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.