Menu Close

Barão Vermelho: de volta às origens em novo projeto ao vivo

Podemos dizer que um sujeito chamado Léo Jaime é o grande culpado de tudo. Se não fosse por ele, Cazuza jamais teria conhecido uma turma de estudantes do Colégio Imaculada Conceição em 1981, e hoje, depois de muitas pedras, flores e espinhos, não teríamos o Barão Vermelho, que está há 24 anos na estrada, começando a terceira geração, com muito vigor e rock ‘n’ roll transbordando pela carne crua dos supermercados da vida.

Este mês chega às lojas o CD e o DVD MTV Ao Vivo – Barão Vermelho, reunindo os grandes sucesso da banda e incluindo ainda, uma bela homenagem ao poeta que não morreu, foi ao inferno e voltou, Cazuza, que fez parte do grupo durante o período de 1981 à 85.

Codinome Beija-Flor, canção escolhida pela banda para prestar a devida homenagem ao poeta, funciona como uma espécie de dueto virtual entre a banda e a voz de Cazuza, com auxílio de projeções de imagens do cantor que partiu em 1990 por conta de complicações causadas pelo vírus do HIV.

Contando com a produção do “sexto Barão”, o produtor Ezequiel Neves, que é responsável pelos grandes sucessos do Barão Vermelho, o show que origina o cd e o DVD do projeto MTV Ao Vivo foi gravado nos dias 19 e 20 de agosto, no Circo Voador, Lapa, Rio de Janeiro, o verdadeiro berço do rock nacional.

Roberto Frejat (voz e guitarra), Fernando Magalhães (guitarra), Rodrigo Santos (baixo), Guto Goffi (bateria) e Peninha (percussão), mais Maurício Barros, nos teclados e no violão, demonstraram muita sagacidade e gás na execução das 14 músicas que farão parte do CD. Quanto ao repertório, não há muitas novidades: 10 das 14 músicas escolhidas, são as mesmas que fizeram parte do disco Balada MTV, lançado em 1999.

As versões para as músicas Tente outra vez de Raulzito e Quando o sol bater na janela do teu quarto da Legião Urbana, ganharam espaço novamente. Maior abandonado, grande sucesso de 1984, e Malandragem dá um tempo, de Bezerra da Silva, hit do disco de covers Álbum, de 1996, foram os momentos mais empolgantes do shows, levando a plateia visivelmente ao delírio.

Se parece decepcionante em relação ao repertório, MTV Ao Vivo – Barão Vermelho, é imbatível em termos de performance musical e presença de palco, e já vem sendo considerado como o melhor da série MTV Ao Vivo. Frejat, que lançou dois discos solo durante um hiato da banda (entre 2001 e 2004), está de volta para mostrar junto a seus companheiros porquê o Barão Vermelho merece o título de maior banda de rock ‘n’ roll do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.