Afinal, quem fez a versão primeiro? Esta é a dúvida que paira sobre a MPB neste fim de 2005. As cantoras e compositoras Ana Carolina e Zélia Duncan estão no meio de um imbróglio musical, em torno das versões feitas para The Blower’s Daughter, tema do filme Closer (Perto Demais), estrelado por Julia Roberts e Jude Law, lançada por Damien Rice no CD O, em 2003.
Pra começar: em 15 de agosto, Ana Carolina e Seu Jorge subiram ao palco da casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo. No show, que deu origem ao CD e DVD Ana & Jorge (Sony&BMG), a dupla (desfeita durante a finalização do disco) apresentou ao público a canção É isso aí, registrada naquela noite.
Antes disso, nos dias 10 e 11 de agosto, a cantora Simone apresentou-se no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. As duas noites originaram o CD e DVD Simone ao vivo (EMI), que traz, como faixa-bônus, a canção intitulada Então me diz, feita por Zélia Duncan e gravada em estúdio.
O fato: a versão de Ana está em execução nas rádios de todo o país, enquanto que a outra, de Zélia na voz de Simone, é tocada todas as noites na novela Belíssima, de Silvio de Abreu (Então me diz é tema dos personagens de Glória Pires e Marcelo Antony). A interpretação de Simone é leve, delicada, bem semelhante ao universo de Damien Rice, enquanto que É isso aí é intensa, uma das características do trabalho de Ana Carolina ao longo dos últimos seis anos, desde o lançamento de seu primeiro disco, em 1999.
Esta é a segunda vez que Ana Carolina faz sucesso com uma versão de uma música no qual já havia sido relida por um artista brasileiro. Em 2001, uma das músicas mais executadas nas rádios foi Quem de nós dois, composta a partir de La Mia Storia Tra Le Dita, de Gianluca Grignani e Massimo Luca, registrada no álbum Ana Rita Joana Iracema e Carolina. Porém, cinco anos antes, em 1996, José Augusto fez grande sucesso com A Minha história, versão da mesma canção italiana.
A dúvida que paira no ar é: houve falta de ética de algum lado ou trata-se de pura coincidência?
Confira abaixo as duas letras:
![]() (Damien Rice / Ana Carolina) |
![]() (Damien Rice / Zélia Duncan) |
É isso aí como a gente achou que ia ser A vida tão simples é boa pra você É isso aí os passos vão pelas ruas e nem reparou na lua a vida sempre continua e eu não sei parar de te olhar e eu não sei parar de te olhar não vou parar de olhar eu não me canso de olhar não sei parar de te olhar É isso aí há quem acredita em milagres há quem cometa maldade há quem não saiba dizer a verdade É isso aí Um vendedor de flores ensina o seu filho a escolher seus amores e eu não sei parar de te olhar e eu não sei parar de te olhar não vou parar de olhar eu não me canso de olhar |
Então me diz nada é tão triste assim a vida é boa pra mim mais que o normal então me diz Qualquer história de amor e glória, eu sei não sei olhar sem você eu só tenho olhar pra você eu só sei olhar pra você eu não sei olhar Então me diz frases feitas comuns já sei, ficamos no ar mais que o normal então me diz faz frio agora a musa inglória partiu negando seu papel e eu nem sei olhar sem você eu só sei olhar pra você só sei olhar pra você eu só sei olhar Nunca disse, te amo Nunca disse, te estranho Nem importa mais E eu só sei pensar sem você eu só sei pensar com você só sei pensar, pensar |