O melhor de Marina Lima na TV

Novo volume da série “Novelas” resume em 15 faixas a trajetória de sucesso da cantora e compositora

Mais um volume da série Novelas (Som Livre) chega às prateleiras. Desta vez, a personagem – ou melhor, o artista em foco – é Marina Lima, cantora e compositora com uma quantidade de sucessos emplacados em trilhas de TV suficientes para até um volume 2 da coleção.

Porém, seguindo o tradicional formato empregado, 15 fonogramas foram selecionados, e fazem um bom apanhado de seus 28 anos de carreira, iniciada em 1979: entre A chave do mundo – canção de seu primeiro disco, que fez parte da trilha de “Pai Herói” – até a regravação de Difícil, presente no seu último CD, Lá nos primórdios, e na novela das 21 horas, “Paraíso tropical”, alguns dos momentos mais importantes da trajetória de Marina foram revisitados.

Abrindo o CD, a clássica Fullgás, que aqui aparece em uma versão mais recente, que fez parte da novela “Cobras & Lagartos” (a original, lançada em 1984, também foi tema de outra novela das 7 no mesmo ano, “Vereda Tropical”).

Do LP Virgem, de 1987, dois sucessos foram selecionados: Preciso dizer que te amo, obra-prima de Cazuza, Dé e Bebel Gilberto que já ganhou outras interpretações, aparece aqui em sua versão mais conhecida, que fez parte da novela Bebê a bordo, em 88. Já Uma noite e ½, de Marina e Renato Rocketh, fez a cabeça dos jovens no verão 87/88, e foi parar na TV em 1993, como tema de abertura da minissérie Contos de verão, de Domingos de Oliveira.

Em 1985, enquanto Jacques Leclair (Reginaldo Faria) e Victor Valentim (Luiz Gustavo) disputavam a tesouradas o título de melhor estilista de São Paulo em “Ti ti ti”, seus filhos Walkíria (Malu Mader) e Luti (Cássio Gabus Mendes) viviam um romance proibido, ao som de Nada por mim, de Herbert Vianna e Paula Toller. Quatro anos mais tarde, Duda – modelo também interpretada por Malu Mader em Top Model – causava frisson nas passarelas, tendo como fundo musical a deliciosa batida de À francesa, composição de Claudio Zoli e Antonio Cícero: “Meu amor, se você for embora / Sabe lá o que será de mim / Passeando pelo mundo afora / na cidade que não tem mais fim”.

Apesar de gravada em estúdio para a abertura de “Roda de Fogo”, Pra começar foi lançada em disco somente na versão do show, que resultou no LP e vídeo Todas ao vivo, um dos grandes sucessos de 1986. Já do excelente disco de 1991, quando incorporou o sobrenome “Lima” ao nome artístico, Marina marcou dois gols de placa, com Acontecimentos – tema de “O Dono do Mundo” – e a balada Não sei dançar, de Alvin L., em “Perigosas Peruas”, que foi ao ar em março de 1992.

Do disco seguinte, O Chamado (1993), dois outros temas marcaram época na TV: a faixa-título, tema de “Quatro por Quatro”, e a regravação do hit Pessoa , de Dalto e Cláudio Rabello, presente no volume 2 de “Fera Ferida”, também de 94.

Além de A chave do mundo, outras duas faixas estão entre as mais antigas do disco: Gata todo dia (da novela “Jogo da vida”, 1981) e Charme do Mundo (tema de “Sétimo sentido”, 1982), sendo as duas originalmente pertencentes ao LP Certos acordes, terceiro disco de Marina, de 81.

Com uma seleção impecável, capaz de agradar a todos os gostos, o clima Greatest Hits de “Marina Lima – Novelas” só cai um pouco com a presença de Uma antiga manhã, uma canção “lado B” lançada em 1998 no álbum Pierrot do Brasil que integrou a trilha de “Uga uga”, em 2000. Em seu lugar, cairia bem melhor um outro teletema, de maior destaque, como Doce vida (1980, da novela “Marina”), Emoções (1983, de “Voltei pra você”), Admito que perdi (1995, de “Explode coração”) ou Sugar (2003, tema de “Agora é que são elas”). Ou até mesmo músicas raras, que só foram lançadas nas trilhas originais, como Tão beata, tão à toa (de “Corpo a corpo”, 1985), ou Mate-me depressa (da segunda versão de “Selva de Pedra”, 1986), entre outras. Vale a pena conferir.

Músicas:
1. Fullgás – Cobras & Lagartos
2. Uma Noite e 1/2 – Contos de Verão
3. À Francesa – Top Model
4. Preciso Dizer que Te Amo – Bebê a Bordo
5. Nada Por Mim – Ti ti ti
6. Pessoa – Fera Ferida
7. Charme do Mundo – Sétimo Sentido
8. Não Sei Dançar – Perigosas Peruas
9. A Chave do Mundo – Pai Herói
10. O Chamado – Quatro por Quatro
11. Acontecimentos – O Dono do Mundo
12. Gata Todo Dia – Jogo da Vida
13. Uma Antiga Manhã – Uga-Uga
14. Pra Começar – Roda de Fogo
15. Difícil – Paraíso Tropical