Lançamentos

DVD reúne imagens raras de Tom, Vinícius, Toquinho e Miucha em 1978

No ano em que a Bossa Nova completa meio século de existência, chega às lojas um documento histórico da música popular brasileira: o encontro de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho e Miucha. O registro, feito no estúdio 3 da TV italiana RTSI em 18 de outubro de 1978, reúne imagens raras do quarteto no especial “Musicalmente”, agora remasterizado e eternizado no DVD “Jobim, Vinicius & Toquinho com Miucha”, lançado pela Coqueiro Verde.

Observados por uma plateia atenta, os quatro amigos reconstituem, em 18 números, a trajetória do ritmo que ajudaram a construir, e que revolucionou a forma de se fazer música no Brasil – e no mundo. Abrindo o DVD, um sorridente Vinicius de Moraes saúda o jovem parceiro Toquinho com “Samba de Orly”, “Tributo a Caymmi” e “Tarde em Itapoã”, a primeira composição escrita pela dupla, em 1969. Na seqüência, Tom Jobim vem com “Desafinado”, “Wave” (em versão instrumental) e “Samba de uma nota só”.

Ao piano, Tom Jobim recebe Miucha para um dueto em “Águas de Março” e “Samba do avião”. A cantora, irmã de Chico Buarque, apresenta aos italianos a recente “O que será (à flor da pele)”, de Chico e Milton Nascimento. Com Toquinho, Miúcha leva o “Samba para Vinicius”, trazendo o poetinha de volta à cena, improvisando um samba no pé com um copo de whisky na mão – que ele, durante o show, revela ser a “Água de beber” da canção escrita com Tom Jobim.

Acompanhados por Azeitona (baixo), Mutinho (bateria), Roberto Sion (flauta e sax) e Georgiana de Moraes (filha de Vinicius, presente na percussão), Tom, Vinicius, Toquinho e Miucha seguem o roteiro do show, contando belas e divertidas histórias em italiano, entre pérolas como “Garota de Ipanema” (que Vinicius anuncia como sendo uma obra “inédita”), “Vai levando”, “Sei lá”, “Chega de saudade”, “Berimbau” e “Canto de Ossanha”, marcos da MPB que o público brasileiro aplaudiu de pé, durante a lendária temporada feita pelo quarteto no Canecão, entre 1977 e 1978, e que a plateia italiana repetiu naquela noite, em única apresentação.

Uma delícia de se ouvir – e melhor ainda de se assistir – , o DVD traz também, nos extras, informações sobre a carreira de cada um dos artistas. Um item indispensável para quem aprecia o que há de melhor na MPB, em um momento que deixou saudade. Confira.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Laura Pontes diz:

    Que lindo !
    este show deve ser uma delícia !

  2. UMA VERDADERA BELLEZA!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *