Menu Close

Discoteca: Queen, News of The World (Parlophone/EMI, 1977)

Inglaterra, 1977. O Queen já estava consagrado mundialmente com o sucesso de álbuns criativos e experimentais, marcados pela sofisticação das guitarras de Brian May, o poderoso vocal de Freddie Mercury e a cozinha competente formada por John Deacon no baixo e Roger Taylor na bateria. Após um passeio pelas progressividades do Art Rock que durou até o terceiro álbum Sheer Heart Attack (1974), eles foram ainda mais longe, promovendo uma ousada mistura entre rock e ópera nos álbuns A Night at The Opera e A Day at the Races, de 1975 e 1976, respectivamente. Mas Bohemian Raphsody e outras pérolas, e a performance de palco de um Freddie com cabelos compridos e sem bigode, ainda não eram suficientes. E eis que veio à tona News of The World.

Trazendo logo de cara dois dos maiores hinos do rock mundial, We Will Rock You e We Are The Champions, o álbum não é só isso (como se “só isso” fosse pouco). Com composições dos quatro integrantes, fica provada de vez a versatilidade da banda, que desta vez traz canções fortemente influenciadas pelo blues, como Sleeping on the Sidewalk e My Melancholy Blues, figurando ao lado da crueza de Sheer Heart Attack, Fight From The Inside e Get Down, Make Love – esta última em tom imperativo sobre o sexo. A doçura de Who Needs You e All Dead, All Dead com violões acústicos também se destaca, assim como as letras de tons e temas diversos. Este é também o álbum com maior participação de Brian May e Roger Taylor nos lead vocals.

Produzido pelo Queen com assistência de Mike Stone, podemos considerar News of The World como um disco de arte, não só pela liberdade de criação, mas pela riqueza poética da música, e pelo feeling de cada faixa . Coisa rara hoje em dia entre as bandas de “heavy metal alguma coisa”, que sugaram o que puderam deste Queen dos anos 1970, e mesmo assim, não reproduzem metade do seu significado. Pelos menos algumas delas serviram pra resgatar clássicos esquecidos como Spread Your Wings, uma bela composição de John Deacon. Vale a pena ouvir também It’s Late em volume alto, repetidas vezes, enquanto se observa detalhadamente a arte dos desenhos de Frank Kelly Freas para o disco: é um bem que se faz ao espírito!

Talvez News Of The World seja uma das maiores expressões da verdadeira realeza britânica. Com outra pose, outra nobreza. E muito mais súditos.

Faixas:

We Will Rock You
We Are The Champions
Sheer Heart Attack
All Dead, All Dead
Spread Your Wings
Fight From The Inside
Get Down, Make Love
Sleeping on The Sidewalk
Who Needs You
It’s Late
My Melancholy Blues

Banda:

Freddie Mercury (vocais, piano)
Brian May (guitarras, vocais, violões)
Roger Taylor (bateria, vocais)
John Deacon (baixo, violões)

Produzido por Queen e Mike Stone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.