A volta dos Doces Bárbaros… em DVD


Não, não foi desta vez que Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso voltaram a se encontrar no palco. A Biscoito Fino está lançando em DVD o filme “Os Doces Bárbaros”, de Jom Tob Azulay.

Lançado em 1976, durante a turnê de mesmo nome, o show-documentário mostra os quatro baianos cantando e contando histórias, bem ao clima do Brasil da repressão, da paz e do amor. Tudo isso regado a muita música, que ganharam mundo a partir da noite de 24 de junho de 1976, com a estreia do show no Anhembi, em São Paulo, celebrando também os 10 anos de carreira do quarteto.

O filme também mostra a prisão de Gilberto Gil e do baterista Chiquinho Azevedo em Florianópolis, em julho daquele ano, por porte de maconha.

No repertório, Esotérico, Eu te amo, Quando – uma homenagem de Gilberto Gil à Rita Lee, Um índio, Pássaro proibido e Os mais doces bárbaros, cujo refrão resumia o sentimento dos quatro: “Alto astral, altas transas, lindas canções / Afoxés, astronaves, aves, cordões / Avançando através dos grossos portões / Nossos planos são muito bons”.