Lançamentos

DVD resgata concerto histórico de Toquinho na Itália


O ano era 1983. Entre a perda do poetinha Vinicius de Moraes, em 1980, e a explosão de cores de Aquarela, Toquinho apresentou na TV italiana RTSI um concerto memorável, na noite de 8 de junho daquele ano. O registro, até então encontrado em versões de baixa qualidade de som e imagem, encartado em revistas, foi remasterizado e chega agora ao formato DVD em primorosa reedição, lançada oficialmente dentro da série “Live @RTSI”, da gravadora Coqueiro Verde.

Acompanhado por Luciana Rabello (cavaquinho), Azeitona (baixo), Mutinho (bateria), Papete (percussão), Zé Rubem (flauta, sax), Silvia Maria, Eliana Estevão e Bel (vocais), Toquinho, já consagrado em toda a Europa, trouxe do Brasil uma seleção de clássicos, indo de Ary Barroso (“Na baixa do sapateiro”) a Paulinho da Viola (“Beliscando”, “Sinal fechado”), que, ao longo dos 90 minutos do show, somam 33 números, incluindo uma homenagem àquele país em “Roma nun fa la stupida stasera”, cantada em italiano.

Relembrando o parceiro Vinicius de Moraes, com quem dividiu o palco em um outro encontro na TV RTSI em 1978, Toquinho revive “Tatamiro”, “Meu Pai Oxalá”, “Samba da Rosa”, “Mais um adeus” e “Maria vai com as outras”, e presta uma homenagem ao amigo em “Samba pra Vinicius”. Mostra também outras composições, como “Alô alô”, “Um abraço ao Papete”, “Madame Luzie” e “Escravo da alegria”, parceria com Mutinho.

O show mostra ainda outras obras-primas de Luiz Gonzaga (“Asa branca”), Waldir Azevedo (“Brasileirinho”, com direito a uma breve explicação de Toquinho à plateia sobre o cavaquinho, essencial para a execução da canção), Severino Araújo (“Espinha de bacalhau”), Baden Powell (“Canto de Ossanha”, “Samba da bênção”) e Tom Jobim (“Se todos fossem iguais a você”, “A felicidade”).

O público, extasiado, vibra a cada canção, e aplaude a nossa cultura, em uma apresentação bonita de se ver e deliciosa de se ouvir. Imperdível.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *