Um ‘esquenta’ pro Campari Rock

Conhece Mission of Burma? Não? Guenta aí que eu te explico…
Hello mates. How are things going?
Essa é rapidinha, não vai doer nada.

Parece que 2006 começou ontem. E já faz um mês e pouco que os furacões Rolling Stones e U2 passaram aqui entre os trópicos, isso sem esquecer daquele ar puro e novo trazido pelo Franz Ferdinand. Mal deu tempo de respirar e o mês de abril já esta aí: é hora do esquenta para um dos festivais mais esperados pelos fãs de rock n´roll – o Campari Rock, que acontece no próximo dia 8 na cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Encabeçado pelo Supergrass, o festival também contará com apresentações de Mission of Burma, IRA!, Nação Zumbi, Fixmer & McCarthy e David Carreta entre outros.
Felizes os que viram o MC5 – banda precursora do punk, na edição do ano passado. Felizes também os que neste ano verão pela primeira vez no Brasil os americanos do Mission of Burma (foto), banda ícone do “pós-punk” gerada em Boston, que influenciou Deus, o mundo, e boa parte da vida inteligente que se aventurou no rock n´roll desde então, inclusive os novos ídolos da garotada indie como Interpol e Rapture. Eles praticamente fundaram a cena de rock alternativo no início dos anos 80, o que faz do som da banda referência obrigatória aos fãs de REM, Sonic Youth, Moby, e até Rage
Against The Machine. Não dá pra saber o que seria do grunge sem este grupo formado por Roger Miller (guitarra e vocal), Clint Conley (baixo e vocal) e Peter Prescott (bateria), além do quarto membro recém incorporado, Bob Weston – que susbtituiu Martin Swope na manipulação de loops e outras coisinhas eletrônicas. Contemporâneo do Hüsker Dü e dos ingleses do Gang of Four, o Burma tem somente três álbuns lançados: “Vs.” (1982), “The Horrible Truth About Burma [live]” (1985), “Onoffon Matador” (2004), além de EPs e singles.

Pra você que não está familiarizado, não custa nada procurar o álbum Vs nos Soulseeks e E-Mules da vida, assim como a canção Academy Fight Song, que nomeia o primeiro single da banda, de 1980. Pra quem curte Pearl Jam, vale a curiosidade de o álbum Vs ter recebido este nome como homenagem de Eddie Vedder ao lendário disco do Burma.

Se depois disso você continuar ouvindo Pixies, Yo La Tengo e Guided By Voices sem achar nenhuma semelhança, é sinal de sério problema. Agora, se nem Pixies estiver na sua jukebox, eu desisto de você.

Site oficial do Mission of Burma: www.missionofburma.com – onde é possível comprar material da banda.

Site oficial do Campari Rock: www.camparirock.com.br – onde é possível saber mais sobre as outras atrações, e comprar ingressos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *